Nesta quinta-feira, 13 de outubro, o compositor Gilberto Mendes completou 88 anos. Na ativa e com o seu habitual bom humor ele agradeceu a minha lembrança de, mais um ano, ligar para cumprimentá-lo. Eu tenho a honra de ter estudado a sua obra para escrever a minha dissertação de mestrado na UNESP. É claro que restringi a pesquisa em apenas algumas peças corais, já que o tema era sobre “A Influência da Poesia Concreta na Música de Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira”. A obra de Gilberto Mendes é extensa vai desde as suas primeiras peças para piano, passando por obras vocais, solos e para coro, peças de câmara e até obras orquestrais. É um dos poucos compositores brasileiros que tiveram as suas obras excecutadas e gravadas nos cinco continentes. As suas obras mais importantes são sem dúvida o “Beba Coca-Cola” para coro misto; o Concerto para Piano e Orquestra; Rimsky, para conjunto de câmara e o Santos Futebol Music para público e orquestra.
No próximo dia 28, SESC Vila Mariana vai haver o lançamento do seu mais novo CD. Quem quiser conhecer um pouco mais da obra do compositor pode conferir as seguintes edições:
DVD – A Odisséia Musical de Gilberto Mendes
http://www.causasonora.com.br/Conteudo/ProdutoDetalhe.aspx?idProduto=11966 &modelo=A_ODISSEIA_MUSICAL_DE_GILBERTO_MENDES
CD duplo com o Madrigal Ars Viva
http://www.causasonora.com.br/Conteudo/ProdutoDetalhe.aspx?idProduto=12071 &modelo=MUSICA_NOVA_PARA_VOZES
Música Contemporânea Brasileira – CD+Partituras+Livro
http://www.causasonora.com.br/Conteudo/ProdutoDetalhe.aspx?idProduto=12091 &modelo=
out 21, 2010 @ 21:27:34
É realmente gratificante ver uma alusão tão bem colocada de quem é, pra mim, um dos maiores compositores da música erudita contemporânea do nosso amado planeta TERRA.