Dia do Goleiro – 26 de Abril

“A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1. Carlesso foi um dos precursores do treinamento específico para os goleiros e trabalhou na comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa de 1974, disputada na Alemanha.

Em uma festa realizada no dia 14 de abril de 1975, foi lançada a ideia do Dia do Goleiro para homenagear um atleta que era tão desprestigiado aqui e no exterior. A partir do ano seguinte ficou estipulado o dia 26 de abril como data comemorativa.

Para um país que perdeu a Copa do Mundo de 1950 em pleno Maracanã, pelo excesso de confiança e soberba de todos: comissão técnica, imprensa, torcedores e jogadores. Todavia, a culpa tinha que recair sobre alguém e essa pessoa foi o goleiro Barbosa. Injustamente.

Depois surgiram inúmeros jogadores de talento, classe e segurança. Podemos destacar vários: Castilho, Gilmar, Manga, Carlos, Dida, Marcos e tantos outros. Na minha opinião nenhum foi maior do que Gilmar dos Santos Neves, o nosso herói e único Bi-Campeão do Mundial. Parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: