Lea van Steen na Mônica Filgueiras Galeria de Arte

Mônica Filgueiras Galeria de Arte abre a exposição Coleção Particular, a primeira individual de Lea van Steen no circuito cultural. A mostra de vídeo-arte, com curadoria de Mônica Filgueiras, conta com as obras Jukebox, vídeo-instalação composta por oito vídeo-objetos, e o vídeo Favela. Ambas são marcadas pela dualidade, seja entre material e imaterial, real e imaginário ou registro imortalizado e efemeridade. A criação dos trabalhos de Lea van Steen nasce pela captação de imagens de seu cotidiano, que se colocam ora como pequenos tesouros guardados em caixas, ora como “pintura” em movimento. Abertura 17 de maio.

Exposição: Lea van Steen – Coleção Particular
Curadoria: Mônica Filgueiras
Texto crítico: Marcus Bastos
Local: Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Rua Bela Cintra, 1533
Tel. (11) 3082-5292
Abertura: 17 de maio – terça-feira – às 19h
Período: 18 de maio a 11 de junho de 2011
Horário: 2a a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado: das 10h30 às 15h
Nº de obras: 08
Técnica: vídeo-instalação interativo / vídeo-objeto / vídeo
Dimensão: variável
Preço: sob consulta

Coleção Particular é a primeira exposição individual de Lea van Steen no circuito cultural. A videomaker paulistana desenvolve seu trabalho transitando por diversos registros em vídeo (objeto, instalação, exibição). A mostra, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, traz duas obras da artista: a vídeo-instalação interativa Jukebox, contendo oito vídeo-objetos que são projetados no interior da galeria, e o vídeo Favela.

A vídeo-instalação Jukebox é composta por oito vídeo-objetos – pequenas caixas contendo vídeos. O conteúdo a ser projetado é escolhido pelo próprio observador, através da manipulação de um mecanismo de seleção. A interatividade gerada nos remete às jukeboxes de antigas lanchonetes, o que explica o título da instalação. Refletida num globo luminoso, semelhante aos das casas noturnas, a seqüência escolhida é fragmentada e multiplicada no espaço da galeria. Um dos objetivos da artista é o de realizar um experimento com as luzes dos vídeos sobre o espaço físico, destacando suas texturas particulares.

Por sua vez, o vídeo em plasma Favela é constituído de dois longos planos-sequência registrados em um mesmo local, em dois momentos diferentes. Em um deles, a câmera percorre uma avenida onde existia uma favela. No outro, posicionado ao lado, a câmera faz o mesmo trajeto do anterior, mas as imagens captadas são de construções e prédios. Favela mostra as ligeiras e constantes transformações do espaço urbano da cidade de São Paulo e nos leva a refletir a respeito da relação entre tempos e espaços, reais e imaginários.

Lea van Steen produz suas obras a partir de registros do cotidiano. Com a captação dessas cenas do dia a dia em ângulos inusitados e particulares, a artista propõe questionamentos e busca uma visão do excepcional dentro do comum. Em Coleção Particular, a artista segmenta seu acervo de imagens, mediado pela câmera, e convida os olhos a enxergar sob sua ótica, transformadora do corriqueiro em obra de arte.

Coleção Particular é marcada pela dicotomia entre material e imaterial, real e imaginário, registro imortalizado e efemeridade. Lea van Steen apresenta aqui o universo dualístico de suas produções em vídeo.

A Artista

Nascida em São Paulo, em 31 de julho de 1965, Lea van Steen é vídeo-artista, diretora de filmes de ficção, documentários e de publicidade. Em 2005 começa a pesquisar e desenvolver trabalhos de vídeo-arte e vídeo-instalação.

A partir de 2001 participa de diversas mostras coletivas e festivais de arte eletrônica com trabalhos seus e parcerias com Raquel Kogan, tanto no Brasil quanto no exterior. Coleção Particular é sua primeira exposição individual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: