Há quarenta anos Louis nos deixou

Há exatos quarenta anos Louis Armstrong nos deixou.

Nascido no dia 4 de agosto de 1901 ele faleceu em Nova York no dia 6 de julho de 1971. Sempre sincero e franco ele comentou: “Quando meus pais se separaram, minha mãe foi morar numa rua onde só viviam prostitutas. Se se tornou uma delas não sei, porque nunca vi”. Ele foi morar com sua avó, depois com seu pai e sua madrasta. Uma vida de muitas dificuldades e miséria. Com 12 anos, em uma passagem de ano ele foi enviado para uma casa de correção juvenil. Lá ele começou a tocar na banda e essa passagem foi decisiva para a sua vida. Com 14 anos, já livre ele passou a tocar nas casas noturnas e em barcas pelo rio Mississipi.

Com 21 anos ele passou a tocar na King Oliver’s Creole Jazz Band, em 1925 após um período com a banda de Fletcher Henderson em Nova York ele voltou para Chicago onde criou a sua própria banda. Na época em que as gravações eram em discos de cera, isto é, não existia a possibilidade de refazer ou retocar as músicas gravadas, em uma dessas tomadas a partitura caiu e ele simplesmente começou a improvisar criando o hoje famoso “scat singing”, criando melodias com palavras onomatopáicas, como “dabadabadoo de daby doo”. O seu toque no trumpete é algo simplesmente genial, um fraseado e um swing sem comparação em todos os tempos. Seu estilo de interpretar as canções, sempre com um sorriso e uma maneira de “mascar” as palavras são únicas e uma marca caracterista de sua grande musicalidade.

Um marco fundamental na história do jazz. Uma pessoa iluminada que, apesar de todas as dificuldades, sempre tinha um belo sorriso no rosto, sorriso que o acompanhava seja cantando, tocando ou conversando. Sempre simpático, mas com uma forte personalidade.

Confira o seu grande sucesso “What a Wonderful World”. Agradeço a cantora e compositora Rosa Passos a lembrança da data.

http://www.youtube.com/watch?v=SzJY96m3lkg&feature=related

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: