Gilberto Mendes completa 89 anos

Hoje, 13 de outubro, o compositor Gilberto Mendes completa 89 anos. Ele nasceu na cidade de Santos (SP), no dia 13 de outubro de 1922. Aqueles que acham que a obra do compositor santista é fortemente marcada pela música popular poderão estranhar o fato de, até aos nove anos de idade, sua iniciação musical ter sido inteiramente erudita. Aos dezoito anos, sob o impacto do filme Fantasia, de Walt Disney, Gilberto Mendes resolveu estudar música, abandonando a Faculdade de Direito que tinha começado em São Paulo. Ele reconhece que esse filme – que viu e reviu muitas vezes – foi um divisor de águas em seu desenvolvimento. É importante lembrar que o seu então cunhado, Miroel Silveira, foi um dos grandes incentivadores para que ele seguisse a carreira de músico.

Gilberto Mendes estudou harmonia com Savino de Benedictis e piano com Antonieta Rudge no Conservatório Musical de Santos, no período de 1941 a 1948. No ano de 1954, ele teve algumas aulas com o compositor Claudio Santoro, que o preveniu que não era bom morar em um lugar tão bonito, à beira-mar, pois naturalmente a beleza iria desviá-lo de seu trabalho. E, de fato, o próprio Gilberto Mendes reconhece que, além de ter começado tarde os estudos de música, seu progresso foi mais lento do que o esperado, pois ele tinha que ir à praia. Mas o próprio compositor encara com naturalidade tudo que a vida lhe reservou, ele não se arrepende de nada. Esse é um fator importante na personalidade de Gilberto Mendes, tudo soma, nada subtrai ou divide.

Trecho da minha Dissertação de Mestrado A Influência da Poesia Concreta na Música Vocal dos Compositores Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira. Unesp, Agosto de 2002.

Seguem dois videos:

Gilberto Mendes – Asthmatour – Madrigal Ars Viva – Regente: Mº Roberto Martins

Gilberto Mendes (1922) – Poema de Décio Pignatari /
Coro a capella da 28° Oficina de Música de Curitiba – Regência: Mara Campos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: